Criado em 2009, o SISU oferece vagas em instituições do Estado sem que o aluno precise prestar o Vestibular. Todo o processo pode ser acompanhado via web

Links desta matéria:

Sisu

Sistema de Seleção Unificada: esse ainda é um termo pouco conhecido, mas que promete ajudar muitos estudantes a entrarem em alguma Universidade Pública do Brasil. Criado em 2009 pelo Ministério da Educação, o SISU oferece vagas em instituições de Ensino Superior do Estado sem que o aluno precise prestar o Vestibular. A seleção do candidato é feita a partir da nota que ele alcançou no Exame Nacional do Ensino Médio. Por isso, ter um bom resultado no ENEM é fundamental!

“O SISU iniciou no ano passado, então a primeira edição foi no ano passado. Agora nós temos uma nova edição com cerca de 16 mil vagas, no ano passado foram cerca de 50 mil vagas e pro final do ano nós devemos ter 60 ou 70 mil vagas com novas adesões”, diz Mateus Prado, presidente do instituto Henfil.

Se você gosta da área de tecnologia, é uma boa oportunidade para tentar uma vaguinha. Estão disponíveis cursos de sistema de informação, análise de sistemas e engenharia em sistemas digitais, por exemplo. Para participar do processo não precisa pagar nada, é necessário apenas ter o número de inscrição do ENEM. Com ele você consegue ter acesso às vagas e faculdades disponíveis. No vestibular do meio deste ano, por exemplo, 35 instituições públicas destinaram aproximadamente 16 mil vagas para concorrência no SISU. São quinze universidades federais, duas estaduais e dezoito institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Os alunos que participam do programa podem concorrer a duas opções de cursos diferentes em qualquer instituição do país que esteja cadastrada.

“O Sisu, ao mesmo tempo em que você concorre, você tem como saber um dia depois que você se inscreveu se a sua nota está dando para passar. Então ele te dá a possibilidade de trocar de curso. Então ele tem essa diferença do vestibular convencional que você escolhe antes a sua carreira, o seu curso. No Sisu você tem a nota, e com a nota você pode escolher o seu curso”, afirma Mateus Prado.

Gerson Cardoso Klein é uma das pessoas que se deram bem com o novo processo. Sem possibilidades de pagar uma faculdade particular, ele se empenhou para tirar uma boa nota no ENEM e não deu outra, hoje ele já está no segundo semestre do curso de Ciências Sociais em uma das melhores Universidades do país.

“Ainda acho que é pequeno, são poucas vagas, poucos cursos, poucas universidades, vamos por assim. Mas na realidade já ajuda, claro. Obviamente, né? Melhor que antes, quando a única opção para essas universidades era o vestibular”, diz o aluno.

O programa realiza três convocações, e todo o processo pode ser acompanhado pela internet. As chamadas para preenchimento das vagas duram pouco tempo, por isso é importante você ficar atento às datas para não perder o período de matrícula.

“Você tem que fazer a inscrição e depois analisar melhor o que você fez, entendeu? Porque você não tem tempo para ‘ah, vou escolher esse curso, vou conhecer ele primeiro, vou lá na universidade pesquisar, ou telefonar’. Você não tem muito tempo para isso, entendeu? Porque fecha o prazo e você perde a vaga”.

O SISU também valerá no vestibular do fim deste ano. O MEC ainda não divulgou a lista de universidades que pretendem abrir vagas para candidatos, mas é bom ficar de olho. Se você é estudante e não tá afim de se estressar com o vestibular, clique no link acima e veja como se cadastrar no SISU.

Fonte:  http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/sistema-do-governo-ajuda-estudantes-a-entrarem-em-universidades/12845