Transforme textos que estão dentro de imagens em arquivos editáveis

Para começar, é bom saber que OCR significa Optical Character Recognition, ou em português, reconhecimento ótico de caracteres. Com essa tecnologia, você consegue transformar textos que estão dentro de imagens em arquivos editáveis. E um site na internet te proporciona essa conversão de forma gratuita. Olha só.

Esta é uma imagem JPEG (lê-se JOTAPÉG) e nela existe um texto, como você pode ver. Ao fazer o upload para este site, ele te dá as opções de conversão para PDF, Word, Excel, Rtf, Html ou txt. E se fizer um cadastro, ainda é possível escolher o idioma para que o sistema reconheça caracteres especiais como cê cedilha ou acentuações. A gente fez o teste. O resultado, é claro, traz algumas imperfeições na transcrição, mas nada que uma leitura atenta e alguns toques não resolvam. E o mais legal é que, na transcrição para documentos de texto, o sistema identifica as fontes mais próximas daquela utilizada na imagem.

Taí uma ótima opção para transcrever trechos de livros ou auxiliar em trabalhos escolares. É só escanear as páginas e fazer o upload aqui. O link está no início desta matéria.

Link desta matéria:

OCR Free

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/ocr-free—reprise/12419/integra