Cenário 1

COMO FAZER UM PDI – PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

  1. Antes do PDI (Autoconhecimento)
    Identificar habilidades intrapessoais e interpessoais

Intrapessoais
A relação é eu-eu, ou seja, são habilidades que enfatizam o crescimento do indivíduo e ocorrem no pensamento. Como exemplo pode-se citar a correção de pensamentos negativos ou “autocontrole”.

Interpessoais
As habilidades interpessoais têm caráter eu-outro e propiciam mais o crescimento em grupo, no coletivo. Debater e interagir no meio social podem ser exemplos.

  1. Comece com um Objetivo para o PDI
    Precisa haver algum tipo de razão para se desenvolver o PDI. Se não há nenhuma meta a alcançar ou um objetivo traçado, então não há nenhuma razão para ter um PDI.
  2. Identifique o que você quer aprender, ou melhorar
    Identifique as três competências mais importantes (habilidades, conhecimentos, atributos) que você deseja trabalhar para atingir seu objetivo.
  3. Identificar “Ações de Desenvolvimento” para atendê-las
    Aqui estão as ações de desenvolvimento mais comuns, listadas por ordem de impacto no desenvolvimento:
    1-Mover-se para um novo trabalho
    2-Assuma uma tarefa desafiadora dentro de seu trabalho atual
    3-Aprenda a função de outra pessoa (seu gerente, um treinador, um especialista em assunto)
    4-Obter conhecimento sobre um novo tema: fazer um curso, ler sobre o tema
  4. Atribuir datas, custos e quem é responsável
    A data ajuda você a obter informações específicas e manter seu compromisso. Quaisquer custos precisam ser aprovados pelo seu gerente.
  5. Discuta seu plano com seu Gerente
    Embora seja possível ter seu próprio plano e não envolver outras pessoas, geralmente ajuda obter o feedback do seu gerente, envolvimento e suporte.
  6. Implementar o plano, acompanhar frequentemente e refletir sobre o que aprendeu
    Mantenha seu plano na frente de você o tempo todo. Marque aqueles itens que você termina, você sentirá que está progredindo. Pense sobre o que você fez, o que você leu, o que você aprendeu. Quais foram as lições?

Cenário 2

Passos para criação de um PDI
PDIs são planos de evolução, que norteiam nos próximos passos para o atingimento de um objetivo.

A primeira etapa na elaboração de um PDI deve ser um diagnóstico para se perceber as habilidades que você já possui, para em seguida ordenar suas aspirações — incluindo prazos para atingimentos de tais metas.

E por fim, deve-se verificar se há adequação entre suas habilidades e aspirações. De forma que o PDI deve trabalhar exatamente nesses espaços, entre o aprimoramento e a potencialização de habilidades já instauradas. Além da promoção de habilidade latentes, de modo a suprir os GAPs percebidos, viabilizando o atingimento destes objetivos.

Como boa prática, é indicado focar em no máximo 3 novas habilidades, a cada período de mensuração (que pode variar de acordo com os objetivos selecionados).

Isso irá aumentar a eficiência e eficácia dos esforços empreendidos. E, como dito anteriormente, o objetivo deverá idealmente estar na interseção entre vida pessoal, aspirações de carreira e habilidades que você já possua ou deseja desenvolver.

Cenário 3

Perguntas:
Como identificar seus pontos fortes (qualidades) e pontos fracos (defeitos)?
Como aprimorar ainda mais os pontos fortes?
Como melhorar os pontos fracos?
Como aprender coisas novas?

Cenário 4

Estágios do PDI
Confira abaixo como o plano de desenvolvimento pessoal é composto e quais os objetivos de cada etapa.

1-Alinhamento
Fazer uma análise do estado atual e do estado desejado do profissional e da empresa em relação a ele. Ambas as partes devem estar na mesma direção, para que a soma de esforços alcancem resultados satisfatórios para todos.

2-Mapeamento
Mapear competências técnicas e comportamentais, pontos fortes e de melhoria, aspectos pessoais, performance/desempenho, conhecimentos, formações, experiências, resultados e fazer um relatório detalhado do profissional.

3-Definição de estratégias
Após a formatação é hora da aplicação do PDI. Este por sua vez deve ser feito em etapas, na rotina do colaborador, através de tarefas que devem ser cumpridas por ele, com as quais irão contribuir com seu processo evolutivo.

4-Acompanhamento
Embora seja de responsabilidade do profissional segui-lo, o ideal é que ao longo do cumprimento do Plano de Desenvolvimento Individual, haja um Coach ou um Mentor para auxiliá-lo a manter o foco na direção do estado desejado.

5-Coaching no Desenvolvimento Profissional
O Coaching é o mais efetivo método para que o profissional possa definir com mais clareza e assertividade seus objetivos de carreira e identificar o melhor caminho para formatar seu Plano de Desenvolvimento Individual. Através do empoderamento proporcionado pelo processo de Coaching, é possível fazer um Plano de Desenvolvimento Individual que atenda tanto as necessidades da empresa em relação ao profissional, como também dele em relação à sua carreira na organização e vida pessoal em longo prazo.

6-Ferramentas do Coaching como auxílio ao PDI
Conheça abaixo algumas das inúmeras ferramentas do processo de coaching que podem aplicadas para a estruturação do Plano de Desenvolvimento Pessoal. Confira:
Shazan
Coaching Assessment
Avaliação 360º
Autofeedback
Roda das Competências
Tríade do Tempo
Teste do Sistema Representacional

Fontes:

Links:
https://www.siteware.com.br/gestao-de-equipe/como-elaborar-plano-desenvolvimento-individual-pdi/
https://endeavor.org.br/pessoas/pdi/
https://www.napratica.org.br/pdi-plano-de-desenvolvimento-individual/
http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-carreira/plano-de-desenvolvimento-individual-o-que-e-o-pdi/
https://comunidade.rockcontent.com/plano-de-desenvolvimento-individual/

Arquivos:
http://www4.trt23.jus.br/wiki-administrativo/images/9/91/Cartilha_PDI..pdf
http://sindivarejistacampinas.org.br/wp-content/uploads/dlm_uploads/2016/10/Modelo-PDI-PLANO-DE-DESENVOLVIMENTO-INDIVIDUAL.pdf

Exemplo:
https://blog.softwareavaliacao.com.br/exemplo-de-pdi-pronto/