São Cristóvão é o padroeiro dos viajantes e dos transportadores. Filho de um rei em Canaã, terra de pagãos, recebeu o nome de Reprobus. Quando cresceu tornou-se um homem muito alto e forte. Por isso, decidiu procurar homens mais fortes do que ele para servi-los. Encontrou um rei poderoso e forte, mas este tinha medo do diabo. Então, Reprobus decidiu servir a outro que dizia ser o próprio satanás. Porém, observou que satanás tinha medo da cruz e de tudo o que dizia respeito a Jesus Cristo. Por isso, Reprobus resolveu servir ao Senhor Jesus. Um monge catequizou-o na fé cristã e Reprobus foi batizado. Decidiu morar à margem de um rio muito perigoso para fazer a travessia de pessoas, as quais levava em seus ombros. Certo dia transportou um menino que ficava cada vez mais pesado à medida que Reprobus o levava. Reprobus sentia estar levando todo o peso do mundo em seus ombros. Ao final da travessia, o menino revelou ser o próprio Jesus, que confirmou-lhe a fé e a missão humilde de atravessar pessoas no rio perigoso. Daí o nome “Cristóvão”, que significa: “Aquele que carrega Cristo”. A partir de então, São Cristóvão via em todos os que atravessava a pessoa de Jesus. O amor com que São Cristóvão passou a exercer seu humilde serviço converteu a muitos na região. Por isso, ele foi preso. Não renegando sua fé, foi martirizado. Porém, São Cristóvão se tornou um dos santos mais conhecidos em todo o mundo. Vamos conhecer sua imagem.

A túnica verde

A túnica verde de São Cristóvão significa a esperança de São Cristóvão de estar a serviço do mais poderoso de todos: Jesus Cristo. A esperança cristã também carrega em si a certeza da vida eterna. Certeza esta que sustentou São Cristóvão na prisão, nas torturas e no martírio. O testemunho de São Cristóvão converteu a muitos.

O avental marrom de São Cristóvão

O avental marrom de São Cristóvão simboliza sua humildade e serviço. Sendo filho de um rei, tornou-se o executor de um serviço simples e humilde: atravessar pessoas num rio perigoso. Esta lição de humildade ajuda-nos a refletir: quem sou eu” Quais são minhas qualidades” O que posso fazer com as qualidades e talentos que Deus me deu” São Cristóvão encontrou na sua altura e força física qualidades que ajudavam os outros. Grande humildade e sabedoria.

O manto vermelho de São Cristóvão

O manto vermelho de São Cristóvão simboliza seu martírio. Tendo conhecido a Jesus Cristo, foi impossível negá-lo diante dos poderosos. Por isso, ele foi morto. O conhecimento de Jesus Cristo excede todo entendimento. Que São Cristóvão interceda por nós a graça de conhecer Jesus.

O menino Jesus

O menino Jesus nos ombros de São Cristóvão significa que cada vez que o santo atravessou alguém no rio, atravessou o próprio Jesus. “Tudo o que fizerdes ao menor dos pequeninos, é a mim que o fazeis” disse Jesus. A caridade e o amor que damos a alguém jamais será esquecido. Todas as vezes que ajudarmos a alguém, saibamos que estamos ajudando ao próprio Jesus. Que São Cristóvão interceda por nós a graça de sempre ajudarmos que quem precisa e com amor.

O globo na mão do Menino Jesus

O globo na mão direita do Menino Jesus simboliza que Jesus é o Senhor. Ele é o dono de tudo e de todos, o mais poderoso. São Cristóvão sentiu em seus ombros uma pequena parte do peso do mundo. Quem realmente tem o mundo em suas mãos é Jesus Cristo. São Cristóvão nos ensina que o cristão também compartilha um pouco do peso do mundo com Jesus. Nossos problemas, às vezes, tem o peso do mundo. Que saibamos leva-lo com a honra de São Cristóvão e com fé no Senhor Jesus.

Oração a São Cristóvão

“Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa do rio com tanta firmeza e segurança, porque carregavas nos ombros o Menino Jesus, fazei com que Deus esteja sempre presente em meu coração, para que eu tenha essa firmeza, segurança e responsabilidade no volante do meu carro, e terei também forças para corajosamente enfrentar todas as correntezas, venham elas dos homens ou do Espírito infernal. São Cristóvão, rogai por nós.”

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-sao-cristovao/286/103/#c