O conceito de minimalismo se refere primeiramente a uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos que percorreram diversos momentos do século XX e preocuparam-se em fazer uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão.

Minimalismo como estilo de vida está tendo o seu ápice agora no século XXI.

Uma maneira de definir o minimalismo é como um modo de vida, uma tendência no modo de existir e de se relacionar com tudo o que nos rodeia e o que temos.

O minimalismo é um processo pessoal gradual que está se tornando um hábito caracterizado por:

Redução consistente do consumismo e, em geral, de todas as compras compulsivas;
A busca por uma vida pessoal mais significativa e menos apegada a coisas materiais;
Uma busca permanente de prazer em coisas simples e significativas;
Uma renúncia a cair na armadilha do sistema social e a compulsão de querer impressionar ou agradar os outros através do status, posição e ter.

Em resumo: o que é minimalismo? Poderíamos dizer que o minimalismo é a busca de uma vida mais significativa através do cuidado daquilo que é mais importante para nós na vida.

Fonte: https://minimus.life/minimalismo/minimalismo-vida.html

A Referência: Minimus.Life https://minimus.life

‘As Pessoas são mais importantes que as coisas!’

De acordo com os escritores Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, autores do documentário Minimalism: A Documentary About the Important Things (“Minimalismo: um documentário sobre as coisas que importam”, em tradução livre), que retrata a vida de pessoas que vivem apenas com o essencial, o minimalismo é um comportamento que torna pessoas mais importantes que as coisas que elas têm.

“Com menos importância para o material, podemos abrir espaço nas nossas vidas para o que realmente importa”, comenta Ryan, um ex-publicitário bem-sucedido, mas que chegou ao limite de estresse quando foi escalado para vender celulares para crianças de cinco anos.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-41077549

A Fonte: The Minimalists https://www.theminimalists.com/