by Olhar Digital

Usuários da rede, tanto internautas quanto empresas, ficaram assustados no início do mês com os rumores de um possível ataque do vírus Conficker. Ainda que o ataque não tenha ocorrido nos padrões que havia sido previsto, a ameaça ainda não foi eliminada.

Os computadores infectados pelo vírus podem contaminar outras máquinas, deixar a internet lenta, além de facilitar a entrada de outras formas de malwares no Windows. Já encontrado em 15 milhões de computadores, o Conficker é tão temido que a Microsoft ofereceu recompensa de 250 mil dólares para quem entregar a identidade do criador da praga.

Para evitar que seu equipamento caia nas garras do Conficker, o Olhar Digital dá algumas dicas para você se proteger:

Atualização do Windows: O processo de atualização do sistema operacional instala um aplicativo que protege o equipamento do vírus. O download da atualização pode ser feito diretamente do site da Microsoft.

Identifique a presença do Conficker: Depois de atualizar seu computador, rode o aplicativo Conficker Detection Tool para saber se o vírus já se instalou no seu sistema.

Remoção do vírus: Caso o programa aponte que o seu PC já foi contaminado, baixe os programas W32.Downadup Removal Tool ou o F-downadup para limpar o seu sistema.

Previna-se: Se o computador não estiver contaminado, mantenha sempre o seu antivírus atualizado e depois o execute. Garanta a segurança do seu sistema.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=7991