Criando um servidor de impressão para residências e pequenas empresas com Linux

Autor: Antonio Carlos Vasques da Silva <>
Data: 02/12/2005

O por quê deste trabalho

Inicialmente usei um pequeno celeron 466 como servidor de conexão a internet, arquivos e de impressão baseado em Windows Millenium.

Este SO consumia-me muito tempo com manutenção, fazendo com que eu perdesse muito mais tempo no servidor do que meu próprio PC 🙁

E já tendo experiência com Linux em desktop, resolvi então adotá-lo para as mesmas tarefas já realizadas em plataforma proprietária, vendo se a configuração da impressora seria tão fácil como no Windows.

Equipamento

Usei o seguinte computador:

  • celeron 466MHz
  • 188Mb RAM a 66MHz
  • uma clássica unidade de cd-r
  • outra de cdr-w
  • vídeo onboard

E como impressora, a canon i250:

A distribuição Linux

Para facilitar meu trabalho, mantive a mesma distribuição do desktop, o Mandriva 2005 LE, pois ele tem uma característica muito útil: você pode instalar programas de qualquer interface gráfica com somente as dependências necessárias, evitando uma grande quantidade de programas sem uso no HD.

Minha experiência com um servidor em modo gráfico não foi das melhores, pois – mesmo usando o iceWM – as ferramentas de configuração do Mandriva são muito pesadas e nem sempre a configuração planejada pelos desenvolvedores atenderá as suas necessidades. Além do mais, com os tutoriais do VOL, consegui respostas para todos os obstáculos que poderiam dificultar o trabalho em modo texto.

Fiz uma instalação espartana, com aproximadamente uns 350MB sem o X11 e depois mais uns 80MB para todos os programas extras. Assim, um HD de 500MB atenderá seus anseios sem maiores delongas.

Para edição de texto usei o nano, prático e muito mais intuitivo que o vi (perdoem-me os puristas, mas simplicidade é fundamental).

Para a configuração da impressora, instalei o lynx. Um browser bem completo para modo texto e que atendeu plenamente minhas necessidades…
Então, não terá dificuldade em usá-los para realizar os mesmos passos que fiz aqui. ;-))

Não instale o servidor gráfico porque ele não terá utilidade e consumirá recursos de processamento da máquina necessários para outras funções. Assim, seu PC velho terá mais “fôlego” para a jornada diária!

CUPS & cia…

Para fazer meu servidor de impressão, instalei os seguintes pacotes:

  • nano
  • lynx
  • cups (*)
  • cups-common
  • ghostscripts
  • ghostscripts-fonts
  • os drivers da impressora (ou cups-drivers caso a aquela seja suportada nativamente)

Sendo que este processo variará de distro para distro, principalmente no quesito dependências.

A instalação dos pacotes obedecerá ao padrão da sua distro. No Mandriva, “urpmi nome_do_pacote”; no Red Hat, “rpm -ivh”, etc.

(*) tem distribuições que não dividem o CUPS em partes como a minha; assim, ao instalá-lo, falo-á por completo, podendo necessitar de mais espaço em disco.

Configurando o CUPS em modo texto

Esta parte visa apenas dar-lhe uma orientação básica para facilitar sua vida e para que não tenha de perder tempo. Afinal, se você tem uma pequena empresa, tempo é dinheiro… ;-))

Você pode configurar o CUPS de duas maneiras: diretamente no servidor ou remotamente via SSH, por exemplo. Este foi o método adotado.

Bem, vamos lá:

1) no servidor, adquira status de root e chame o lynx no endereço/porta do CUPS:

# lynx http://localhost:631

2) aparecerá a seguinte imagem:
3) navegue com as setas direcionais até “Manage printers”, tecle enter e espere o pedido da senha do root (outra autenticação mesmo que já esteja como root):
4) entre com o nome da impressora (importantíssimo para determinar o nome a ser reconhecido pelos clientes), sua localização e descrição; clique em “continue”:
5) na próxima janela, em “device”, tecle “enter” para escolher a porta onde a impressora estiver instalada (veja aqui que o CUPS já detectou qual é a minha na porta onde foi conectada no PC…):
6) na janela seguinte, escolha a marca da impressora:
7) a seguir, escolha o driver da impressora:
8) completado o passo anterior, a janela seguinte mostra que a impressora foi devidamente instalada:
9) o dizer “Printer State: idle, accepting jobs” mostra que a impressora está pronta para receber trabalhos:
Seguindo estes passos, você pode instalar quantas impressoras quiser e escolher uma padrão teclando “enter” na opção “Set As Default”.
Configurando os clientes

>>>adicionar foto PC14.jpg<<<

Nos PCs com Linux, o servidor CUPS terá de ser instalado também, inclusive com os drivers da impressora. Feito isso, após a configuração da mesma no servidor, basta apenas reiniciar o primeiro nos clientes:

# service cups restart
ou
# /etc/rc.d/init.d/cups restart

A detecção é automática, sem precisar de compartilhá-la via samba. Veja a imagem abaixo de meu PC-cliente:

Não é preciso nenhuma configuração extra.

Para os clientes Windows, você terá de seguir a rotina para cada versão, sendo que o endereço é \nome_do_servidor ome_da_impressora. os drivers para estas plataformas fazem-se necessários.

O que o usuário não pode esquecer é que somente o root no servidor tem poderes para modificar qualquer parâmetro da impressora. A permissão que o usuário tem em seus arquivos não se aplica ao servidor.

Isto é uma garantia a mais de que não ocorrerá nenhuma “mexida não autorizada” nas configurações do CUPS/impressora.

Conclusão

O CUPS está rodando perfeitamente no servidor e este é administrado remotamente por SSH.

A utilização de um computador defasado – muito comum em residências e escritórios/pequenas empresas – pode significar uma redução significativa de recursos compartilhando uma impressora sem recorrer-se a cópias não autorizadas de softwares proprietários.

O servidor pode ser continuamente atualizado – na parte de software – por uma versão mais nova da distro usada como servidor, o que não é verdade para o Windows em suas versões mais novas.

Este trabalho visou apenas dar um suporte ao usuário que deseje ter um compartilhamento de recursos sem gastos com software.

O resultado final é plenamente positivo, com a qualidade dos trabalhos nada deixando a desejar para a instalação no Windows.


Fonte:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Criando-um-servidor-de-impressao-para-residencias-e-pequenas-empresas-com-Linux